Paraná Pesquisas

Nenhum candidato é mais rejeitado que Boulos, em São Paulo: 34,1%

Disputa pela Prefeitura de São Paulo tem empate triplo, dentro da margem de erro do levantamento da Paraná Pesquisas

acessibilidade:
Guilherme Boulos (E), Ricardo Nunes (C) e Pablo Marçal (D). (Fotos: Redes Sociais).

Se fosse uma disputa no turfe, a corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura de São Paulo seria decidida por meio da tecnologia de photochart, diante do acirramento “milimétrico” exposto pelos novos números de intenções de votos divulgados nesta sexta-feira (6), pelo instituto Paraná Pesquisas. Apenas um décimo de ponto percentual separa o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que lideram a disputa nesta ordem, empatados tecnicamente com o ex-coach Pablo Marçal (PRTB).

Porém, quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, o eleitores indicam maior rejeição a Boulos, que soma 34,1% entrre os eleitores que afirmam não votar  nele em nenhuma hipótese. Seu  rival mais próximo, em empate técnico, é Pablo Marçal (31,8%).

Boulos lidera numericamente, pontuando 23,9% das intenções de votos, seguido por Nunes, que obteve 23,8% pela sua reeleição, na modalidade estimulada, em que eleitores indicam sua preferência entre nomes da lista de candidatos. Marçal aparece em 3º, com 21,3%.

Os números do cenário estimulado indicam o avanço de Boulos e de Marçal, desde a última pesquisa divulgada em agosto. Enquanto Ricardo Nunes desidratou mais três décimos em relação ao último levantamento, seus dois principais concorrentes melhoraram seus desempenhos, com dois pontos a mais para Boulos e ganho de 3,3 pontos para Marçal.

Ainda assim, nas simulações de embates em cenários de um provável 2º turno, Ricardo Nunes seria reeleito, derrotando Boulos e Marçal. O prefeito pontua 49,7% contra 33,6% de Boulos. E 50,1% para Nunes, contra 27,7% de Marçal. Enquanto Boulos pontua 43,1% se avançar para um 2º turno contra Marçal, que pontuaria 37,9%, no cenário de empate técnico, já que ambos podem variar para 40,5%, se aplicada a margem de erro.

Aprovação e rejeição

O empate triplo, dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais, também acontece na modalidade espontânea da pesquisa, quando não é exposta a lista de candidatos ao eleitor. Neste cenário, Ricardo Nunes lidera numericamente, com 15,1%, seguido por Marçal (14,3%) e por Boulos (13,4%), no empate técnico. Desempenho que pode ter relação com a aprovação de 56,3% do governo do prefeito

A pesquisa consultou pessoalmente 1.500 eleitores, entre os dias 02 e 05 de setembro. E atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais. E registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP03775/2024 para o cargo de Prefeito.

Veja os números:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.