Milei xinga Petro de ‘assassino terrorista’ e Colômbia expulsa diplomatas
Presidente argentino lembrou passado do colombiano em grupo de guerrilheiros de esquerda
O presidente da Argentina, Javier Milei, provocou a expulsão de todo corpo diplomático argentino da Colômbia, após afirmar, ontem (27), em entrevista à CNN, que “não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista”, em referência ao presidente colombiano Gustavo Petro.
Milei causou a imediata determinação do esvaziamento da Embaixada da Argentina, em Bogotá, por ter mencionado o passado do primeiro presidente colombiano de esquerda em um grupo de guerrilheiros, durante sua juventude.
Ao repudiar a fala do presidente Argentino, em nota oficial reproduzida em seu perfil da rede social X, a pasta das Relações Exteriores do governo colombiano citou outros insultos direcionados por Milei a Petro, para destacar que tais xingamentos estariam afetando as relações históricas de irmandade entre Colômbia e Argentina.
“As expressões do presidente argentino tem deteriorado a confiança de nossa nação, além de ofender a dignidade do presidente Petro, que foi eleito de maneira democrática. Neste contexto, o governo da Colômbia ordena a expulsão de diplomatas da Embaixada da Argentina na Colômbia”, escreveu a chancelaria colombiana, afirmando que Milei se expressou de forma degradante contra Petro.
Petro admite ter ingressado clandestinamente no grupo de guerrilha denominado Movimento 19 de Abril (M-19), no fim da década de 1970, no grupo guerrilheiro que buscava impor ideias de por meio das armas, contra um poder político da época, que consideravam “antidemocrático, tirânico e corrupto”. Mas alega que nunca participou ativamente de ações armadas, o que é questionado por críticos colombianos.
A nota do governo de Petro diz que o alcance da decisão será comunicado à Embaixada da Argentina, por canais institucionais diplomáticos.
En este contexto, el Gobierno de Colombia ordena la expulsión de diplomáticos de la embajada de Argentina en Colombia.
El alcance de esta decisión se comunicará a la Embajada argentina por los canales institucionales diplomáticos.https://t.co/I5E5T1WoBA— Cancillería Colombia (@CancilleriaCol) March 28, 2024
O próprio Milei republicou este trecho de sua entrevista em seu perfil do X:
Soy Colombiano y solo un estupido puede ofenderse con la verdad.
👉Petro fue parte de una guerrilla llamada el M19, guerrilla que fue parte del brazo armado del cartel de Medellin (dicho por Popeye, responsable de 3000 asesinatos), grupo que se dedicaba al secuestro, homicidio,… pic.twitter.com/k2ZRSgq1sW— Escuela Austriaca de Economía 🇦🇷 (@DiegoMac227) March 28, 2024