Ex-guerrilheiro

Milei xinga Petro de ‘assassino terrorista’ e Colômbia expulsa diplomatas

Presidente argentino lembrou passado do colombiano em grupo de guerrilheiros de esquerda

acessibilidade:
Presidente da Argentina Javier Milei xingou líder colombiano Gustavo Petro em entrevista à CNN. (Foto: Reprodução X)

O presidente da Argentina, Javier Milei, provocou a expulsão de todo corpo diplomático argentino da Colômbia, após afirmar, ontem (27), em entrevista à CNN, que “não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista”, em referência ao presidente colombiano Gustavo Petro.

Milei causou a imediata determinação do esvaziamento da Embaixada da Argentina, em Bogotá, por ter mencionado o passado do primeiro presidente colombiano de esquerda em um grupo de guerrilheiros, durante sua juventude.

Ao repudiar a fala do presidente Argentino, em nota oficial reproduzida em seu perfil da rede social X, a pasta das Relações Exteriores do governo colombiano citou outros insultos direcionados por Milei a Petro, para destacar que tais xingamentos estariam afetando as relações históricas de irmandade entre Colômbia e Argentina.

“As expressões do presidente argentino tem deteriorado a confiança de nossa nação, além de ofender a dignidade do presidente Petro, que foi eleito de maneira democrática. Neste contexto, o governo da Colômbia ordena a expulsão de diplomatas da Embaixada da Argentina na Colômbia”, escreveu a chancelaria colombiana, afirmando que Milei se expressou de forma degradante contra Petro.

Petro admite ter ingressado clandestinamente no grupo de guerrilha denominado Movimento 19 de Abril (M-19), no fim da década de 1970, no grupo guerrilheiro que buscava impor ideias de por meio das armas, contra um poder político da época, que consideravam “antidemocrático, tirânico e corrupto”. Mas alega que nunca participou ativamente de ações armadas, o que é questionado por críticos colombianos.

A nota do governo de Petro diz que o alcance da decisão será comunicado à Embaixada da Argentina, por canais institucionais diplomáticos.

O próprio Milei republicou este trecho de sua entrevista em seu perfil do X:

Reportar Erro