Climão pós-eleição

Milei encontra Fernández e inicia transição de governo na Argentina

Presidente eleito e atual chefe da Casa Rosada dialogaram na manhã desta terça (21), na residência presidencial

acessibilidade:
Presidente Alberto Fernández na primeira reunião com seu sucessor Javier Milei para transição ao governo da Argentina (Foto: Divulgação/Casa Rosada)

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, iniciou na manhã desta terça-feira (21) a transição para seu novo governo, ao se reunir com o atual chefe da Casa Rosada, Alberto Fernádez, na residência presidencial na Quinta de Olivos. O encontro marcado pelo climão da tensão pós-eleitoral foi divulgado pela assessoria da Presidência da Argentina, que enviou foto do encontro e uma nota.

“O Presidente da Nação, Dr. Alberto Fernández, recebeu esta manhã o Presidente eleito Dr. Javier Milei, que assumirá suas funções constitucionais à frente do Poder Executivo Nacional a partir do próximo dia 10 de dezembro. A reunião ocorreu na residência presidencial de Olivos, com o objetivo de iniciar o processo de transição institucional entre as equipes designadas por ambos, nas diferentes áreas do governo”, informou a assessoria de Fernández.

A foto do encontro traduz a tensão que a imprensa argentina destaca entre Milei e o atual presidente. Mas fontes do governo consultadas pela imprensa argentina afirmam que o futuro presidente foi “gentil, respeitoso e institucional” com seu adversário político.

A reunião, que durou mais de duas horas, estava inicialmente prevista para ocorrer na tarde de ontem (20). E havia sido adiada porque o candidato derrotado, Sergio Massa, que ainda sinalizou que deixaria o Ministério da Economia, deu declarações para que o presidente eleito se responsabilizasse pela reação do mercado nesta semana. Milei reagiu afirmando que o atual governo segue responsável pela economia, até 10 de dezembro.

Ainda na tarde de ontem, assessores de Milei e Fernández conseguiram remarcar a reunião, para a qual o presidente eleito chegou acompanhado de Nicolás Posse, que deverá chefiar a Casa Civil do futuro governo.

Após a eleição histórica de Milei contra o peronismo, Fernández o cumprimentou ainda no domingo (19), por ligação telefônica.

 

Reportar Erro