Tragédia na Serra da Barriga

Lula e Lira lamentam mortes de 18 alagoanos em visita ao QG de Zumbi

Ônibus despencou de estrada de acesso à Serra da Barriga, Quartel General do Quilombo dos Palmares, em Alagoas

acessibilidade:
Inquérito foi aberto para apurar causas do acidente na Serra da Barriga em União dos Palmares, em Alagoas. (Foto: Reprodução Samu)

Um acidente com ônibus que deixou 18 alagoanos mortos durante visita à Serra da Barriga, neste domingo (24), mobilizou autoridades nacionais para o salvamento de sobreviventes do trágico passeio ao local que foi o Quartel General do Quilombo dos Palmares. Os presidentes da República, Lula (PT), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ministros lamentaram o desastre na íngreme serra onde o herói nacional Zumbi dos Palmares lutou para libertar negros escravizados, na área tombada como patrimônio nacional e Patrimônio Cultural do Mercosul, em União dos Palmares (AL).

“Meus sentimentos a todos os familiares das vítimas envolvidas no acidente. O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas”, escreveu Lula, em suas redes sociais.

“Alagoas assiste, consternada e entristecida, ao grave acidente ocorrido neste domingo na Serra Barriga, em União dos Palmares. Nossa solidariedade às vítimas, familiares e amigos. Estamos em oração por todos”, disse Arthur Lira, sobre o acidente em seu estado natal.

O acidente ocorre no mês da Consciência Negra, que reúne milhares de visitantes para celebrar a luta de Zumbi dos Palmares pela liberdade, contra o racismo e pela igualdade racial, travada há mais de 300 anos no solo considerado sagrado.

Outras autoridades que lamentaram a tragédia foram o ministro dos Transportes e senador licenciado por Alagoas, Renan Filho (MDB-AL); a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; os ministros dos Esportes, André Fufuca, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, entre outros.

Bebê é resgatado de acidente com ônibus, na Serra da Barriga, em Alagoas (Foto: Agência Alagoas)

Acidente e resgates

A Polícia Civil investiga o desastre da tarde de ontem com o ônibus que levava cerca de 40 moradores de União dos Palmares ao passeio denominado “Pôr do Sol na Serra”, promovido pela gestão do prefeito Areski Freitas Junior, o “Kil” (MDB).

Algumas vítimas relataram que o ônibus faltou freio na subida da Serra da Barriga e desceu de ré pelo despenhadeiro de mata atlântica. Todo efetivo dos bombeiros atuou no difícil resgate de feridos e de seus corpos, até a noite do domingo, com ajuda de voluntários e das forças policiais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Prefeitura de União dos Palmares informou que o ônibus era terceirizado e estaria com todas as vistorias em dia, tendo passado por inspeção há poucos dias do acidente.

A morte mais recente, confirmada na manhã desta segunda, foi de uma criança de 4 anos, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Ontem, o Samu constatou 16 vítimas em óbito no local do acidente. E uma gestante foi encaminhada ao Hospital Regional da Mata (HRM), mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos.

Outros 28 pacientes com idades variadas foram resgatados em uma operação de emergência que reuniu além do Samu e dos Bombeiros, agentes do Salva Mais, do Departamento Estadual de Aviação, sob a coordenação das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública.

Entre as 28 vítimas resgatadas, 12 foram transferidas para atendimento no Hospital Geral do Estado, em Maceió, e outros 16 foram atendidos no HRM de União dos Palmares.

Reportar Erro