Paraná Pesquisas

Lula derrete 7,5 pontos em Salvador, desde janeiro, e sua reprovação sobe 8,1

Presidente perde terreno em reduto eleitoral importante no Nordeste

acessibilidade:
Presidente Lula com o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, nos festejos de Dois de Julho, em Salvador (Foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derreteu 7,5 pontos na aprovação de seu governo, desde janeiro, em Salvador. A piora no desempenho do petista em um de seus maiores redutos eleitorais no Nordeste foi exposta pelos números do levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça (4). A pesquisa mostra que a reprovação do governo de Lula subiu 8,1 pontos, desde o início deste ano eleitoral, apesar de os soteropolitanos ainda aprovarem sua gestão com 59,5%.

Os dados de avaliação do petista na capital baiana devem acender um alerta nos aliados de Lula, porque, em outubro de 2022, o petista massacrou seu rival Jair Bolsonaro (PL), ao obter mais de 1 milhão de votos e conquistar 70,73% da preferência dos soteropolitanos, diante de pífios 29,27% de votos válidos para o então presidente derrotado.

Em janeiro, a Paraná Pesquisas divulgou que a aprovação do governo de Lula bateu 67% em Salvador, em março, foi para 63,2% e, neste mês de junho, registrou outra queda para 59,5%.

No sentido inverso, a desaprovação de Lula saiu de 29,3% em janeiro, avançou para 33,1%, até chegar aos atuais 37,4%. Quesito mais negativo da gestão petista, a avaliação péssima também avançou de 15%, em janeiro, para 20,8%, neste última pesquisa.

Bruno Reis durante o ato de lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Salvador, em 2020. (Foto: Arquivo/Redes sociais)

Prefeito supera governador

O afilhado político de Lula, governador Jerônimo Rodrigues (PT), também conseguiu ter sua gestão aprovada em Salvador, mas também apresenta derretimento, ao cair de 59,1% de aprovação, em janeiro, para os atuais 52,8%.

Líder isolado nas pesquisas, o prefeito Bruno Reis (União) tem avaliação bem mais alta de que os governos petistas, pontuando 74,1% de aprovação, após subir 1,3 ponto, desde janeiro. Afilhado do ex-prefeito ACM Neto (União), Reis tem 64% da preferência de votos para ser reeleito em Salvador, com 53 pontos à frente do candidato apoiado por Lula e Jerônimo, Geraldo Junior (MDB).

A Paraná Pesquisas entrevistou uma amostra de 800 eleitores de Salvador, entre os dias 29 de maio e 03 de junho de 2024. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BA-01943/2024 para o cargo de Prefeito. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

Veja os números da avaliação dos governos:

Reportar Erro