Explosões em Brasilia

Lira suspende expediente na Câmara e pede apuração urgente de ataque

Presidente da Câmara dois Deputados repudiou ataque de homem que explodiu carro perto do Congresso

acessibilidade:
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). (Foto: Agência Câmara).

O presidente da Câmara dos Deputados,  Arthur Lira (PP-AL), cobrou nesta quarta-feira (13) a apuração com a urgência necessária da explosão de um carro nas proximidades da Casa, na série de ataques a bombas executados por um critico do presidente Lula (PT) e dos Poderes da República. As explosões interromperam a sessão legislativa que ocorria na noite de ontem (13), e Lira suspendeu expediente da Câmara, até meio-dia de hoje.

“A explosão de um carro em um estacionamento público próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados deve ser apurada com a urgência necessária para esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias. Reafirmo, veementemente, meu total repúdio a qualquer ato de violência”, disse Lira, em nota.

A sessão de ontem da Câmara foi suspensa pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que estava no exercício da presidência. E a suspensão do expediente ordinário ocorre até 12h desta véspera de feriado, com jornada de trabalho esperada será de três horas, a ser cumprida a partir de meio-dia.

A medida é justificada pela Presidência da Câmara como necessária para garantir a segurança de todos, enquanto são apurados os fatos relacionados às explosões ocorridas nas proximidades da Casa.

O autor do ataque, Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tiu França”, morreu aos 59 anos, após explodir um carro no estacionamento do Supremo e detonar explosivo sob a sua cabeça, ao ser cercado por seguranças enquanto atirava bombas diante da sede do Judiciário.

Reportar Erro