Leite apela ao governo Lula contra burocracia para reconstruir cidades
Governador do RS diz não poder deixar que gaúchos sejam vítimas duas vezes: da enchente e de desassistência do poder público
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apelou, nesta sexta-feira (8), para que o governo do presidente Lula (PT) não deixe a burocracia emperrar a reconstrução das cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari, causada por um ciclone. O desastre provocou 41 mortes, com 73 feridos, e mais de 135 mil afetados em 85 municípios, sendo 79 destas cidades com situação de estado de calamidade pública já reconhecidos pelo Governo Federal.
Mesmo ressaltando que o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) já demonstrou sensibilidade com o desastre, o governador tucano usou as redes sociais para afirmar que não se pode permitir que os gaúchos sejam “vítimas da enchente e vítimas de desassistência do poder público”. Por isso, pede que sejam enviados técnicos dos ministérios petistas para elaborar planos de trabalho em municípios destruídos, conjuntamente com o governo estadual e prefeituras.
O governador não descarta destinar todos os recursos estaduais necessários para a reconstrução das cidades atingidas, “se a burocracia para acessar recursos federais se tornar um problema”, independente da situação financeira do Rio Grande do Sul.
Nosso principal apelo neste momento ao governo federal, que tem se mostrado sensível à situação do Estado, é de que não se deixe a burocracia emperrar a reconstrução das cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) September 8, 2023