Pacificação histórica

Ibaneis celebra menor índice de homicídios em 48 anos no DF

Governador atribuiu o resultado a ações estratégicas de segurança pública e a investimentos

acessibilidade:
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). (Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou o trabalho de pacificação do Distrito Federal que resultou no registro do menor índice de homicídios dos últimos 48 anos, no ano de 2024.

O chefe do governo da capital do Brasil atribuiu o resultado a ações estratégicas de segurança pública e a investimentos em ações como videomonitoramento, policiamento regionalizado e programas como o Viva Flor, que garante proteção prioritária para mulheres vítimas de violência em Brasília.

“O Distrito Federal registrou o menor índice de homicídios dos últimos 48 anos, em 2024, o que reforça a nossa posição como a 2ª capital mais segura do Brasil e destaca todo o trabalho realizado na segurança do DF. Esse resultado é fruto de ações estratégicas na segurança pública, que incluem prevenção, combate à violência e proteção das famílias. Com investimentos em videomonitoramento, policiamento regionalizado e programas como o Viva Flor, seguiremos empenhados em 2025 para reduzir ainda mais esses números e garantir um DF cada vez mais seguro para todos”, escreveu Ibaneis, nas suas redes sociais.

Dados da conquista

O recorde histórico foi obtido com índice de 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, o mais baixo desde o início da série histórica, em 1977, quando houve 14 homicídios por 100 mil brasilienses.

A redução no número absoluto de vítimas de homicídio do Distrito Federal ficou em 13,2%, em relação a 2023, já que foram 203 vítimas de 2024, contra 234 de 2023. Neste aspecto, a capital federal atingiu o menor patamar dos últimos 40 anos.

E o último número mais baixo da série histórica ocorreu em 1984, com 182 mortes deste tipo de violência. Enquanto a maior incidência da história foi em 2012, com 820 vítimas. Uma queda de 75,24% em relação ao pico desse tipo criminal na série histórica.

Em 2024, sete regiões do DF encerraram sem vítimas de homicídio: Arniqueira, Candangolândia, Cruzeiro, Jardim Botânico, Octogonal/Sudoeste, Riacho Fundo e Varjão. (Com Agência Brasília)

Reportar Erro