De olho em 2026

Governadores conservadores no Brasil exaltam vitória de Trump

Maioria dos cumprimentos dos chefes de estados brasileiros exaltam vitória do conservadorismo

acessibilidade:
Foto: Joe Raedle/Getty Images

Cientes da existência de um vasto eleitorado brasileiro de direita simpático a Donald Trump, a maioria dos governadores brasileiros que comentou a eleição do republicano americano para voltar a presidir os Estados Unidos festejou o resultado das urnas, nesta quarta (6). De olho nas eleições de 2026, estes governantes brasileiros festejaram o resultado democrático e celebraram a vitória do conservadorismo no país mais poderoso do planeta.

O governador do estado brasileiro mais rico, São Paulo, festejou o perfil conservador de Trump. Mas Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) considerou que também saíram vitoriosos das urnas o patriotismo, a prosperidade e a liberdade. E enfatizou que olha para os Estados Unidos com esperança, ao ver o movimento conservador superar um dos seus obstáculos mais desafiadores, com a plena certeza de que Trump fará a “América grande de novo” e consertará tudo, citando slogans de campanha do republicano.

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, parabenizou os americanos que, democraticamente, elegeram Trump. E aproveitou para alfinetar o governo de esquerda brasileiro e o presidente Lula (PT), sobre as pautas que podem despertar insatisfação popular. “O resultado mostra a insatisfação com os governos de esquerda que abusam das mordomias, são irresponsáveis com o dinheiro público e adoram aumentar impostos. Desejo sucesso ao novo presidente”, afirmou o mineiro.

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), destacou que Trump foi eleito na maior democracia do mundo, ao defender o respeito à decisão democrática pelos votos dos americanos. “O Paraná continuará dialogando com os americanos para fortalecer uma relação comercial exitosa para os dois lados”, afirmou o governante paranaense.

Outro político conservador, o governador catarinense Jorginho Melo (PL) também citou patriotismo e sentimento libertário, ao felicitar Trump e os eleitores americanos pela vitória democrática. “Parabenizo o povo americano por sua escolha e desejo sucesso ao presidente Donald Trump. Que sua vitória inspire, em todo o mundo, o sentimento de patriotismo, liberdade e os valores que fazem uma grande nação”, escreveu chefe do governo de Santa Catarina.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), cumprimentou o republicano pela vitória com um incentivador “go, Trump!”. E avaliou como escolha democrática que reafirma a importância da vontade popular na condução dos rumos de uma nação. “A soberania e a expressão política de cada povo são fundamentais para o fortalecimento das democracias ao redor do mundo. Que essa nova fase seja pautada pelo diálogo e pela cooperação internacional”, afirmou Castro. 

Já o governador progressista do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), ponderou sobre riscos da vitória de Donald Trump, por apontar que o presidente eleito não tem compromisso claro com ações de mitigação dos impactos das mudanças climáticas. E sugeriu que o resultado das urnas dos EUA “exigirá uma resposta firme dos estados subnacionais americanos, que precisarão liderar a transição energética e adotar medidas de adaptação”.

Sem falar diretamente para Trump, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), ressaltou o conselho de seu aliado e presidente Lula (PT) ao americano eleito pela necessidade de diálogo e trabalho conjunto por mais paz, desenvolvimento e prosperidade no mundo. “Brasil sempre aberto ao diálogo para garantir mais cooperação internacional”, disse Brandão.

Veja as manifestações dos governadores:

Reportar Erro