Caos no ensino superior

Governador corta até material de higiene e universidade paralisa em Alagoas

Cortes da gestão de Paulo Dantas (MDB) tornaram insalubre o Campus da Uneal de União dos Palmares

acessibilidade:
Governador Paulo Dantas deixou faltar material de higiene e limpeza em Campus da Uneal em União dos Palmares (Fotos: Thiago Sampaio/Agência Alagoas e Divulgação)

O Conselho do Campus Zumbi dos Palmares da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), decidiu suspender todas as atividades da unidade de ensino superior localizada em União dos Palmares (AL), a partir desta quarta-feira (8). A deliberação ocorrida em reunião extraordinária foi justificada por cortes orçamentários impostos pelo governo de Paulo Dantas (MDB), que atingiram até materiais de higiene.

“Por causa do corte orçamentário imposto pelo Governo do Estado, o campus está sem poder comprar produtos e pagar serviços; está sem materiais de limpeza e higiene, tornando os ambientes insalubres”, detalhou a nota do conselho do Campus da Uneal na cidade em que o herói nacional Zumbi dos Palmares liderou a maior ato de resistência à escravidão no período colonial.

A nota publicada ontem (7) critica os cortes do governador reeleito em 2022 com apoio do presidente Lula (PT) e dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho. E ainda evidencia problemas que dificultam e impedem a graduação dos estudantes, decorrentes da não realização de concursos públicos para técnicos e professores. E indica que uma nova reunião avaliará o quadro na próxima segunda-feira (13), quando serão analisadas as próximas ações contra o descaso do governo do sucessor de Renan Filho, hoje ministro dos Transportes de Lula.

Reportar Erro