Ataque terrorista

FAB mobiliza aviões para resgatar brasileiros sob ataque em Israel

Entre as seis aeronaves está a maior da frota, um avião KC-30, com capacidade para 238 passageiros, que decolou nesse domingo

acessibilidade:
Avião KC-30 da FAB iniciou operação de repatriação de brasileiros que desejam deixar áreas atacadas por terroristas do Hamas em Israel (Foto: Divulgação/Ministério da Defesa)

A Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou seis aviões para resgatar brasileiros que estão em Israel e desejam deixar a região atacada por terroristas do grupo Hamas com mais de 2 mil foguetes, desde sábado (7). A missão de repatriação foi definida nesse domingo (8), em reunião interministerial entre os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, quando uma aeronave KC-30, com capacidade para 238 passageiros, decolou às 18h05, de Natal/RN para Roma (Itália).

A primeira aeronave fica em solo italiano, onde aguardará orientações da coordenação da missão, que conta ainda com outro avião KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, à disposição da missão, ainda no Brasil.

Até ontem, o Itamaraty estimava que 30 brasileiros vivem na região que foi atacada a partir da Faixa de Gaza, e outros 60 em Ascalão e em outras localidades na zona de conflito.

“Nossa ideia é que esse avião fique na Itália aguardando essas coordenações finais junto ao MRE. Nós estamos com militares nossos, da nossa adidância, junto à embaixada de Israel e nas demais embaixadas da região também, para que possamos fazer as primeiras levas, trazer os primeiros brasileiros de lá para cá”, explicou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, na noite de ontem.

Não será a primeira vez que aeronaves da FAB serão utilizadas para resgatar brasileiros. Nos últimos anos, foram quatro operações de repatriação operadas pelas Forças Armadas, por ar e por terra, na Turquia, na Ucrânia, na China e na Bolívia. “Cerca de 5 aeronaves e 30 viaturas foram utilizadas nas missões, que resultaram no resgate de, aproximadamente, 6.600 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros”, destacou o Ministério da Defesa.

Aeronaves

O modelo KC-30 (Airbus A330-200), que já partiu para a missão, é o maior avião já operado pela FAB. “O gigante de 233 toneladas (peso máximo) tem capacidade para 238 passageiros e pode transportar até 45 toneladas de carga útil, além de voar uma distância de 14,5 mil quilômetros”, explica a Defesa.

O avião KC-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, é o maior avião militar desenvolvido e produzido no hemisfério sul, com capacidade para cerca de 80 passageiros, para esta missão. Costuma atuar em missões de  transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, combate a Incêndio em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, navegação a baixa altura, lançamento de carga e de pessoal, entre outras.

O modelo VC-2 (Embraer 190), também fabricado no Brasil, é utilizado no transporte presidencial, podendo levar cerca de 40 passageiros e voar a uma velocidade de até 985 quilômetros por hora. (Com informações do Ministério da Defesa)

Reportar Erro