Ampla vantagem

Ex-prefeito lidera disputa em Natal e pode chegar ao quinto mandato

Carlos Eduardo Alves (PSD) acima dos 30 pontos em dois cenários de levantamento da Paraná Pesquisas

acessibilidade:
Ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) tentou sem sucesso o governo do RN em 2018 e o Senado em 2022. Foto: Divulgação Facebook

A mais de um ano do início da campanha eleitoral de 2024, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera a sucessão da Prefeitura de Natal com ampla vantagem, em dois cenários do levantamento de intenções de voto divulgado nesta terça-feira (20) pelo Instituto Paraná Pesquisas.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, com oito pré-candidatos, Carlos Eduardo lidera com 30,2%, seguido de longe pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 13,1%, e do deputado federal General Girão (PL), que pontuou 10,8%. Na sequência aparecem o deputado federal Paulinho Freire (União), com 7,4%; o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 5,1%; o jornalista Bruno Giovanni, com 3,5%; o vereador Eriko Jácome (MDB), com 2,8%, e do vereador Robério Paulino (PSOL), com 2,5%.

A vantagem de Carlos Eduardo é ampliada para 32,9%, quando retirados o deputado General Girão e o vereador Robério Paulino da lista de opções oferecidas aos eleitores de Natal. Neste segundo cenário, a petista Natália Bonavides avança para 14,4%, Paulinho Freire sobe para 9,6%, Rafael Motta vai a 6,6%, Bruno Giovanni pontua 4,7% e Eriko alcança os 4,5%.

Quatro vezes prefeito

Carlos Eduardo se tornou prefeito pela primeira vez em 2002, quando era vice da prefeita Micarla de Souza, que renunciou para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Foi reeleito prefeito em 2004, retornou em 2012 e foi ao quarto mandato em 2016.

O ex-prefeito da capital potiguar tentou, sem sucesso, governar o Rio Grande do Norte, em 2018, quando perdeu no 2º turno para Fátima Bezerra (PT). E foi derrotado para o senador Rogério Marinho (PL), ao tentar uma vaga ao Senado, em 2022, quando declarou apoio ao presidente Lula (PT).

Desinteresse

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes para a disputa, o eleitor demonstrou desinteresse na disputa eleitoral, com 69,5% dizendo não saber ou não respondendo à pergunta sobre sua opção de voto para prefeito de Natal. Ainda houve 18,6% respondendo que votaria em ninguém/branco/nulo; e 3,3% optando pelo atual prefeito Álvaro Costa Dias (Republicanos), que não pode ser reeleito por estar em seu segundo mandato seguido.

A pesquisa ouviu 748 eleitores através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 15 a 18 de junho de 2023. E a amostra representativa do município de Natal atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os cenários:

 

 

 

 

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.