Investigado por corrupção

Ex-governador do Tocantins foi preso por plano de fuga ao exterior

Mauro Carlesse (Agir) foi afastado pelo STJ, em 2021, suspeito de corrupção

acessibilidade:
Ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse (Agir), deixa IML após ser preso. (Foto: Reprodução/G1)

O ex-governador do Tocantins Mauro Carlesse (Agir) foi preso neste domingo (15), em sua fazenda, por suspeita de planejar uma fuga internacional. O ex-gestor afastado em 2021 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suspeita de corrupção foi preso pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO).

Além da prisão preventiva contra o ex-governador, a 3ª Vara Criminal de Palmas expediu mandato prisão contra o ex-secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresemin, também investigado por envolvimento em esquema de corrupção.

Carlesse foi preso na Fazenda Joia Rara, no município tocantinense de São Salvador, onde também foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Após exame de corpo de delito e audiência de custódia, que manteve a prisão, o ex-governador foi transferido para a carceragem no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. E disse à imprensa que não sabia o motivo da prisão.

“Um mandado não sei o porquê, dizendo que ia fugir do país, coisa parecida com isso. Ainda não tenho acesso, mas vou me inteirar para poder me defender e estou à disposição da Justiça”, disse Mauro Carlesse, à imprensa, ao sair do Instituto Médico Legal de Gurupi, após a prisão.

O Diário do Poder não conseguiu posição da defesa do ex-secretário Claudinei Quaresemin. Mas a assessoria jurídica de Mauro Carlesse emitiu nota afirmando que irá apresentar o pedido de revogação da prisão do ex-governador.

Veja a nota da defesa do ex-governador:

“O ex-governador Mauro Carlesse informa à população tocantinense que recebeu a notícia da prisão com indignação, pois não é condenado em nenhum processo e nem possui qualquer proibição de ir e vir, estando em pleno gozo de todos os seus direitos fundamentais, principalmente o de ir e vir.

Quando requisitado, sempre responde à Justiça com advogado constituído e colabora com as informações solicitadas.

Mauro Carlesse sempre esteve à disposição da Justiça e assim permanecerá. A defesa irá apresentar o pedido de revogação da prisão.”

Reportar Erro