Apagão nacional

Energia despencou 26% no Brasil, 84% no Norte e 44% no Nordeste

ONS confirma apagão no Brasil que teve pico entre 8h31 a 8h40 da manhã desta terça e

acessibilidade:
Foto: Arquivo EBC.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou o apagão nacional que fez despencar a carga energética de 26% em todo o Brasil, com pico do blecaute durando de 8h31 a 8h40 da manhã desta terça-feira. As principais regiões afetadas foram o Norte, com queda de 84% de sua carga, e o Nordeste, afetado em 44% de sua carga. Mas afirmou que as causas do blecaute que segue afetando algumas regiões ainda estão sendo apuradas.

A ocorrência no sistema, de acordo com o ONS, provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. “Houve pelo menos 16 mil MW [megawatts] de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, explicou.

A identificação do apagão levou o ONS a deflagrar uma reação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. “A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos”, informou.

Veja o registro do ONS no momento em que houve o apagão:

Queda abrupta de carga de energia foi registrada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. Foto: Reprodução ONS

Reportar Erro