Hipótese de motivação política

Dino aciona PF em caso de execução de irmão da deputada Sâmia Bomfim

Ministro da Justiça justifica federalizar investigação sugerindo relação do crime com atuação da deputada e de seu marido deputado Glauber Braga, ambos do PSOL

acessibilidade:
Momento do triplo assassinato dos médicos com irmão de deputada foi registrado por câmeras de segurança de quiosque da Barra da Tijuca, em 5 de outubro de 2023. (Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou na manhã desta quinta-feira (5) sua determinação para que a Polícia Federal (PF) ingresse nas investigações do ataque de criminosos que executaram três médicos, na madrugada de hoje. A federalização do caso foi justificada pelo fato de um dos assassinados, Diego Rauf Bomfim, ser irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que é esposa do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

A indicação da possibilidade de motivação política, pela “hipótese de relação [do crime] com a atuação de dois parlamentares federais” foi levantada pelo ministro, ao decidir mandar a PF acompanhar as investigações já iniciadas pela polícia fluminense.

A Polícia Civil de São Paulo também teve a iniciativa de enviar investigadores do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) para auxiliar nas investigações, pela relação familiar do deputado paulista com Diego Bomfim, executado junto com colegas ortopedistas Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida, por criminosos que desceram de um carro branco, em frente ao hotel em que estavam hospedados para participar de congresso de ortopedia.

Dino detalhou que conversou com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), informando que a Polícia Civil fluminense já realiza diligências investigatórias; assim como a PF. E divulgou que o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, irá ao Rio e fará reunião com a direção da PF e com o governo estadual. Enquanto o ministro manteve sua agenda para reforçar ações na Bahia.

Ao antecipar providências iniciais imediatas, antes de analisar juridicamente o caso, Dino prestou solidariedade ao casal de parlamentares e aos seus familiares. O presidente Lula (PT) também solidarizou-se e demonstrou ” grande tristeza e indignação a notícia da execução” dos médicos.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.