Desastre no RS já tem 31 pessoas mortas e 74 desaparecidos
Governador alertou que nível do Rio Guaíba pode alcançar recorde histórico em Porto Alegre, atingindo nível de 5 metros até sábado
A tragédia que se encaminha para alcançar um recorde histórico de inundações no Rio Grande do Sul já causou 31 mortes, de acordo com o balanço mais atualizado divulgado às 9h da manhã desta sexta-feira (3), pela Defesa Civil. Outras 74 pessoas estão desaparecidas, por causa do desastre climático causado por temporais que afetam 235 municípios gaúchos.
Após reunir-se com o presidente Lula (PT), na noite de ontem (2), o governador Eduardo Leite (PSDB) alertou para a rápida elevação das águas do Rio Guaíba, que pode atingir um nível recorde de 5 metros, até esse sábado (4), em Porto Alegre. Na capital gaúcha, a cota de inundação é de 3 metros, mas já atingiu 3,63 metros, na noite de ontem.
O governo gaúcho divulgou que os rios Caí, Taquari e Jacuí já atingiram, nesta semana, as maiores cheias já registradas da história, com previsão de aumento dos níveis hidrológicos. E a instabilidade climática, que ampliou para 500 mm o volume médio de chuvas que era de 140mm a 180 mm em alguns municípios, deve avançar para as regiões da Serra e do Litoral Norte.
Veja o alerta do governador Eduardo Leite:
O governador Eduardo Leite e a @DefesaCivilRS alertam para uma situação crítica de inundações causados pelo Guaíba. Confira! pic.twitter.com/sbdjQES4O7
— Governo do Rio Grande do Sul (@governo_rs) May 3, 2024
Veja os números do boletim da Defesa Civil das 9h de sexta-feira (3/5):
- Municípios afetados: 235
- Pessoas em abrigos: 7.165
- Desalojados: 17.087
- Afetados: 351.639
- Feridos: 56
- Desaparecidos: 74
-
Óbitos: 31
Canela (2)
Candelária (1)
Caxias do Sul (1)
Bento Gonçalves (1)
Boa Vista do Sul (2)
Paverama (2)
Pantano Grande (1)
Putinga (1)
Gramado (4)
Itaara (1)
Encantado (1)
Salvador do Sul (2)
Serafina Corrêa (2)
Segredo (1)
Santa Maria (2)
Santa Cruz do Sul (2)
São João do Polêsine (1)
Silveira Martins (1)
Vera Cruz (1)
Taquara (2)
Alerta da Defesa Civil
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.