Prendeu poderosos

Deltan filia-se ao Novo e exalta coragem contra ‘donos do poder’

Ex-deputado cassado pelo TSE foi celebrado pelo partido por ter chefiado a Lava Jato em esforço histórico contra a corrupção

acessibilidade:
Deltan Dallagnol é o nome do partido Novo para disputar a prefeitura curitibana - Foto: Marco Torelli/Divulgação.

Quatro meses depois de ter seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol filiou-se ao partido Novo, neste sábado (30), sendo exaltado por ter comandado a maior ação de combate à corrupção da história, e conseguido prender políticos e poderosos, ao chefiar a Operação Lava Jato.

“O Novo é o único partido que tem coragem para enfrentar os donos do poder e o sistema corrupto. Eu não poderia estar em qualquer outro lugar”, destacou Deltan, ao anunciar seu novo partido, nas redes sociais.

O partido Novo disse em suas redes sociais que tem orgulho de anunciar Deltan como reforço importante: “Para que o país dos nossos sonhos se torne realidade, é preciso coragem para enfrentar o sistema. É preciso de gente correta, competente e unida, caminhando na mesma direção”, celebrou o partido, ao afirmar ter a mesma coragem de Deltan Dallagnol.

O ex-procurador da República deixou a carreira no Ministério Público Federal (MPF) para ingressar na política partidária sendo o campeão de votos do Paraná, em 2022, quando conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Podemos, com 344 mil votos.

Dallagnol teve sua cassação sentenciada em maio, com base na tese de ele teria buscado fugir da aplicação das leis da Inelegibilidade e da Ficha Limpa, ao renunciar à carreira no MPF, e se antecipar à abertura de processo administrativo disciplinar (PAD).

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.