Paraná Pesquisas

Dário Saadi lidera em Campinas e pode ser reeleito em 1º turno

Prefeito bolsonarista do Republicanos pontua 43,1% e abre 23 pontos de vantagem sobre 2º colocado

acessibilidade:
Dario Saadi lidera intenções de voto (Foto: instagram/dario saadi)

O prefeito Dario Saadi (Republicanos) abriu 23 pontos percentuais de vantagem na corrida eleitoral de Campinas, ao pontuar 43,1% das intenções de votos, de acordo com o novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (13). O desempenho do prefeito aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode garantir sua reeleição em 1º turno, já que Saadi obteve mais do que soma dos percentuais de intenções de votos de seus adversários, no cenário da pesquisa estimulada, no segundo maior colégio eleitoral do interior de São Paulo.

O deputado federal Pedro Tourinho (PT) ocupa a segunda posição com 20,1% da preferência do eleitor. Mas está empatado tecnicamente com o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), também bolsonarista, que obteve 18% das intenções de votos.

Quem lidera a rejeição eleitoral é o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT), Pedro Tourinho, com 31,4% dos eleitores respondendo que não votariam nele de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado foi o prefeito Dário Saadi, com 22,1% da rejeição do eleitor.

A Paraná Pesquisas indicou que a liderança do prefeito na disputa eleitoral estaria sendo influenciada pelo desempenho de seu governo, ao registrar que a administração de Saadi tem aprovação de 59%. No cenário espontâneo, quando o eleitor escolhe sem ver uma lista de candidatos, o prefeito também tem vantagem ampla, com 24% da preferência de votos, mais que o dobro do desempenho de Tourinho, com 10,3%.

O levantamento para o cargo de prefeito de Campinas foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º SP-00779/2024 para o cargo de prefeito. A Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores, entre os dias 09 e 12 deste mês de setembro. E a amostra representativa da capital paranaense atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os números:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.