Com 4º voo da FAB, 701 brasileiros já foram repatriados de Israel
Operação Voltando em Paz prevê repatriar 2,7 mil brasileiros em 15 voos
O pouso da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), na madrugada deste sábado (14), foi o quarto voo de repatriação de brasileiros da área de conflito contra terroristas do Hamas, em Israel. Com o desembarque de mais 207 brasileiros, já são 701 repatriados ao Brasil, em uma semana, desde que o ataque brutal que trucidou 1.300 civis israelenses, desde o último sábado (7). Sob aplausos e ao som do Hino Nacional a aeronave pousou às 2h44, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Além dos 207 brasileiros, foram trazidos dois cachorros e dois gatos, na Operação Voltando em Paz. Entre as repatriadas, com destinos variados entre 18 cidades brasileiras, estava Luiza Maria de Oliveira Santos, que morava há 9 anos em Israel, e deixou o país grávida, com seu cachorrinho.
“Infelizmente, né? Não é uma viagem muito feliz. Eu moro em Israel faz nove anos. Diante da situação, acabou que tive de sair, mas fiquei alegre com o suporte para que a gente pudesse sair em segurança, com o cachorrinho, eu grávida. Eu me senti muito cuidada até agora, tudo deu certo”, disse Luiza, que seguiu para Ribeirão Preto, no interior paulista.
Aliviadas pela iminência de chegar a Brasília, após viverem no cenário de bombardeios do sistema de defesa antiaéreo israelense a interceptar foguetes do Hamas, Ilana Zeigerman e Bruna Tabajara Brilman também destacaram o sentimento de orgulho pela ação ágil e profissional do Brasil.
“Eu estou muito orgulhosa de meu país. Resgataram a gente numa situação muito vulnerável. Era tudo o que a gente estava precisando neste momento. É com satisfação que a gente está indo para casa, aliviadas”, afirmou Ilana. “O alívio não tem como explicar, de poder contar com o país num momento tão difícil”, completou Bruna.
A previsão do Itamaraty é repatriar 2,7 mil brasileiros em 15 voos da FAB. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer.