'Uma vergonha'

Castro vai ao STF contra ‘presentão de Natal’ de Lula para bandidagem

Governador do Rio pede que Congresso Nacional casse decreto que controla uso de armas por polícias

acessibilidade:
Governador Cláudio Castro instituiu prêmio para reduzir a letalidade policial, retirando fuzis das mãos de bandidos do RJ. Foto: Flickr Governo do RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nessa quarta (25) que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional, contra o decreto publicado pelo presidente Lula (PT) para regular o uso de armas de fogo pelas polícias do Brasil. Castro considerou as normas “um presentão de Natal para a bandidagem”.

A manifestação do chefe do governo fluminense reforça críticas de governadores como Ronaldo Caiado (União), de Goiás, e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, contra a medida minutada pelo ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. Castro também considera a iniciativa de Lula uma clara invasão da competência das unidades federativas de gerir as forças de segurança estaduais.

“Sabem quem ganhou um presentão de Natal? A bandidagem, no país inteiro! Parabéns aos envolvidos!!! Decreto sem diálogo, publicado na calada da noite, sem amparo legal e numa clara invasão de competência! Agora, para usar arma de fogo, as polícias estaduais terão que pedir licença aos burocratas de plantão em Brasília! Uma vergonha! Que o Congresso Nacional se levante e casse esse decreto absurdo. Nós, do Rio, vamos entrar imediatamente com uma ação no STF! Por fim, espero que a população cobre dos responsáveis por esse decreto quando bandidos invadirem uma residência, roubarem um carro ou assaltarem um comércio!”, escreveu Castro, nas suas redes sociais.

Reportar Erro