Castro cria prêmio de R$ 5 mil por fuzil apreendido por policiais no RJ
Governador criou bônus válido para apreensões realizadas por policiais civis e militares, em serviço ou durante folga remunerada
O governador Cláudio Castro (PL) instituiu o pagamento de uma premiação de R$ 5 mil para ser pago a policiais militares e civis, em troca de cada fuzil que for retirado de circulação no estado do Rio de Janeiro. A criação do bônus foi oficializada por decreto do governador publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (21).
Em suas redes sociais, Castro destacou que a premiação é estratégica para retirar a arma de guerra das mãos de bandidos, como forma de evitar que os policiais também a utilizem. E detalhou que o bônus será pago para apreensões de fuzis para agentes de segurança em serviço ou durante sua folga remunerada.
Essa é mais uma ação estratégica no nosso governo. No primeiro semestre desse ano, as forças de segurança alcançaram a marca de 366 fuzis apreendidos.
Fuzil é arma de guerra. Quanto mais tirarmos das mãos de bandidos, menos será necessário que os nossos policiais usem.— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) August 21, 2023
A premiação será paga ao policial responsável pela apreensão de arma de fogo do tipo fuzil, nas situações em que a arma não tenha registro e/ou autorização legal de porte, e ainda com ou sem a prisão em flagrante ou a apreensão do adolescente em conflito com a lei que estiver de posse da arma.
O decreto prevê que a bonificação seja contabilizada, calculada e paga ao final do semestre em que o respectivo laudo pericial da arma for juntado ao procedimento policial que originou a apreensão do fuzil. E estabelece que não haverá pagamentos a policiais militares ou civis que estiverem afastados disciplinarmente do exercício regular de suas funções, enquanto perdurar tal afastamento.