Bruno Reis tem vantagem de 55,1 pontos e seria reeleito em 1º turno
Prefeito da capital baiana cresceu 4,9 pontos desde janeiro, e pontua 67,6%, diante de apenas 12,5% do vice-governador Geraldo Jr.
O prefeito Bruno Reis (União) está cada vez mais perto de uma eventual reeleição em 1º turno na capital baiana, e abriu vantagem de 55,1 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB), na disputa pelo comando da Prefeitura de Salvador. É o que indicam os números do levantamento de intenções de votos divulgados pela Paraná Pesquisas, nesta terça-feira (16).
O sucessor e aliado de ACM Neto (União) tem 67,6% da preferência do eleitor soteropolitano, diante de apenas 12,5% obtidos pelo candidato apoiado pelo PT do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. Na sequência, o professor e policial civil Kleber Rosa (PSOL) pontua 3%, e o bacharel em Direito e pesquisador Victor Marinho (PSTU), tem 2,8%.
A avaliação da administração do prefeito de Salvador sinaliza a motivação pela sua reeleição. Bruno Reis tem gestão aprovada por 75,3% dos soteropolitanos. Sendo classificada positivamente por 52,4% dos eleitores, com 20,5% considerando a gestão ótima e 31,9%, boa. A avaliação negativa é de apenas 12,4% (5,3 ruim e 7,1% péssima). E 34% avaliam a gestão como regular.
Bruno Reis avançou 4,9 pontos percentuais no cenário estimulado, desde janeiro deste ano, quando tinha 62,7%, e Geraldo Jr. 12,1%, o que é apenas 0,4 pontos do atual desempenho do vice-governador.
Na outra modalidade da pesquisa, quando não há lista de pré-candidatos como opções para o eleitor, o desempenho do prefeito é ainda melhor. Bruno Reis é lembrado como o escolhido de 28,9% dos soteropolitanos pesquisados. Uma preferência de voto mais de cinco vezes maior que os 5,4% do ex-prefeito ACM Neto, que não é candidato. E quase dez vezes maior que os 2,9% obtidos por Geraldo Jr.
O prefeito Bruno Reis também tem a menor rejeição, com 17,9%. Enquanto Geraldo Júnior é o mais rejeitado pelo eleitor, com 37,1% dizendo que não votam no vice-governador de jeito nenhum, para prefeito de Salvador.
O grau de confiança da pesquisa é de de 95%, com margem de erro estimada em aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. O levantamento, que ouviu 800 eleitores, desde o dia 12 deste mês de julho até ontem (15), foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral l sob o n.º BA-02875/2024 para o cargo de prefeito.
Veja os números: