Brasília é tomada por fumaça de incêndios do DF, Amazônia e até SP
DF está há 124 dias sem chuva, luta contra incêndios e recebe resíduos de fogo por diversas regiões
O brasiliense amanheceu neste domingo (25) respirando fumaça de focos de incêndios florestais do próprio Distrito Federal, somados ao resultado das chamas espalhadas pela Amazônia, Pantanal e até pelo estado de São Paulo. A situação de alto risco para a saúde pública e o meio ambiente levou o governador Ibaneis Rocha (MDB) a apelar pela colaboração da população e orientar sobre riscos e meios de garantir o acionamento de órgãos de combate aos incêndios.
Brasília completou hoje 124 dias sem chuva no Plano Piloto. E a mudança de direção dos ventos, mais calor e baixa umidade em várias regiões do Brasil lançaram resíduos de diversos incêndios sobre a capital federal.
Ontem mesmo, o Corpo de Bombeiros Militar do DF atendeu 93 ocorrências em toda a capital federal, em 224 hectares de área incendiada. Uma dessas ocorrências foi na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo, que abriga a nascente do Lago Paranoá, entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e o Jardim Zoológico de Brasília.
O problema afeta a saúde respiratória da população, além de ampliar os riscos de acidentes nas estradas, pela redução da visibilidade dos motoristas.
Ibaneis enfatizou nas suas redes sociais que Brasília passa por um período de seca e calor, ampliando o risco de incêndios. Destacou que sua equipe de governo está preparada para agir rapidamente, mas considerou a colaboração da população como essencial.
“Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente. Se avistar qualquer sinal de incêndio, denuncie imediatamente: ligue 193 para acionar o Corpo de Bombeiros ou envie uma mensagem para o WhatsApp exclusivo do Instituto Brasília Ambiental no (61) 99224-7202, destinado a receber denúncias de incêndios em Unidades de Conservação. Vamos juntos!”, afirmou o governador.