Boa Esperança do Norte terá 1ª eleição municipal neste ano
Município criado em 6 de outubro de 2023, no Mato Grosso, tem 4.243 eleitores e será instituído em 1º de janeiro de 2025
As eleições de 6 de outubro devem inaugurar a primeira escolha de prefeito e vice-prefeito, mais nove vereadores, do recém-criado município de Boa Esperança do Norte (MT), localizado a 380 km de Cuiabá. A primeira administração da cidade e a legislatura inaugural da Câmara do caçula dos municípios brasileiros serão definidas por 4.243 eleitores.
A lei estadual para criação da cidade foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), há exatamente um ano da data da eleição deste ano. E o município será instituído em 1º de janeiro de 2025, com as posses dos novos gestores e vereadores. Fazendo o Brasil passar a ter 5.569 municipios.
Disputam a primeira eleição para o cargo de prefeito de Boa Esperança do Norte dois candidatos. São eles:
- Calebe Francesco Francio (MDB), de 43 anos, agricultor e natural de Cuiabá (MT), tendo como vice Jair Obregão (PL). A chapa concorre pela coligação Trabalho e Compromisso com Boa Esperança, formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo União Brasil (União) e pelo Partido Liberal (PL).
- Demétrio Cavlak Garcia (DC), de 57 anos, natural de Lucélia (SP), tem como vice Sandro Luiz Guarnieri (DC). Nas Eleições 2024, concorre pela coligação Boa Esperança, formada pelo partido Democracia Cristã (DC) e pelo Republicanos. é o candidato a vice na chapa.
São 45 candidatas e candidatos concorrem às nove vagas para a formação da primeira legislatura da Câmara de Vereadores de Boa Esperança do Norte. Cuja lista de candidaturas pode ser consultada no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Boa Esperança do Norte tem população de 7 mil habitantes. E não deve ter 2º turno, por ter um eleitorado menor do que 200 mil eleitores. O território do novo município era composto por partes das cidades de Nova Ubiratã e Sorriso.