Retorno ao Brasil, afinal

Avião da FAB deixa o Egito com brasileiros liberados em Gaza

Grupo de 32 pessoas chegará a Brasília às 23h30 desta segunda, por causa da guerra entre Israel e terroristas do Hamas

acessibilidade:
Grupo de brasileiros liberados de Gaza diante da aeronave presidencial no embarque rumo ao Brasil, no Aeroporto Internacional do Cairo. (Foto: GOV BR/FAB)

O avião EMB-195 da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou o Egito rumo ao Brasil, na manhã desta segunda-feira (13), com os 32 brasileiros e seus familiares, finalmente resgatados neste domingo (12), após uma longa espera pela saída da zona de guerra entre Israel e terroristas do Hamas, na Faixa de Gaza. O voo terá escalas na Espanha, no Recife, até chegar em Brasília, às 23h30.

O décimo voo da operação de repatriação de brasileiros resgatados pelo governo federal da zona de conflito no Oriente Médio trará 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros e dez palestinos seus familiares.

O jato utilizado nessa operação integra  na FAB o Grupo de Transportes Especiais (GTE), de aeronaves utilizadas para o transporte de autoridades, exceto o presidente da República. Não é um “avisão presidencial”, como tem sido divulgado. O avião presidencial, de uso exclusivo do presidente Lula, é um Airbus 319, bem maior.

O grupo cruzou a fronteira entre Gaza e o Egito, na manhã de ontem, pela passagem de Rafah, após mais de três semanas de espera por liberação pelas autoridades envolvidas na guerra. E após a imigração, os brasileiros seguiram em vans fretadas pela Embaixada Brasileira no Egito até Al-Arish, onde almoçaram e tiveram um rápido momento de lazer na praia.

A chegada ao Cairo ocorreu à noite, com acolhimento por equipes da diplomacia, médicos e psicólogos e jantar. Após a pernoite, o grupo tomou café da manhã nesta segunda, antes de embarcar para o território brasileiro.

Com este voo de repatriação, a Operação Voltando em Paz, operada pelo governo do presidente Lula (PT), completará 1.477 passageiros e 53 animais domésticos resgatados.

Reportar Erro