Paraná Pesquisas

Aliado de Bolsonaro abre 12 pontos de petista em Natal

Deputado Paulinho Freire (União) tem 50,8% de intenções de votos contra deputada Natália Bonavides, apoiada pelo presidente Lula (PT)

acessibilidade:
Paulinho Freire (União) disputa Prefeitura de Natal contra Natália Bonavides (PT). (Fotos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Paulinho Freire (União) mantém a liderança registrada nas urnas do 1º turno da disputa pela Prefeitura de Natal, de acordo com os novos números do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta (18). O parlamentar aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 50,8% das intenções de votos, abrindo vantagem de 12 pontos à frente da também deputada federal Natália Bonavides (PT), que recebeu 38,9% das declarações de votos, na pesquisa estimulada.

O desempenho de Paulinho Freire também lhe rendeu a percepção de favoritismo na disputa, com 56,4% dos eleitores entrevistados respondendo que o deputado será eleito prefeito, independente de sua opção de voto. Outros 32% têm a expectativa de que quem será eleita prefeita será a deputada apoiada pelo presidente Lula (PT).

A petista lidera em rejeição, com 52,1% dos natalenses dizendo que não votam de jeito nenhum em Natália Bonavides. Enquanto 38,8% rejeitam voto em Paulinho Freire.

O deputado também lidera na modalidade espontânea da pesquisa, sendo citado por 38,2% dos eleitores, quando estes não têm acesso aos nomes de quem concorre à Prefeitura de Natal. A vantagem é de 7,7 pontos da petista Natália Boenavides, que obtém 30,5% da preferência do eleitor.

No último dia 6, Paulinho Freire foi o candidato mais votado do 1º turno, com 44,08% dos votos válidos, seguido de Natália Bonavides, com 28,45%.

O levantamento para o cargo de prefeito(a) de Natal foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º RN-00006/2024. E a Paraná Pesquisas ouviu 760 eleitores, entre os dias 14 e 17 deste mês de outubro. E a amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,6 pontos percentuais para os resultados gerais.

Veja os números da Paraná Pesquisas:

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.