Extrema rapidez

Alckmin: temos instituições sólidas e explosões terão apuração rigorosa

Vice de Lula está na COP29, no Azerbaijão, e considerou ataque suicida como 'triste e grave' e sem afetar G20

acessibilidade:
Vice-presidente Geraldo Alckmin (Foto: João Risi/Audiovisual PR)

No Azerbaijão, onde participa da COP29, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ressaltou a solidez das instituições brasileiras contra violência com motivações políticas, ao rejeitar ligações entre as explosões de ontem, próximas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso Nacional, e os ataques antidemocrático que destruíram as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

“[Existe um] trabalho permanente no sentido de reduzir essas violências, esses atos absurdos que comprometem a paz, comprometem a democracia, comprometem a segurança. Mas nós temos instituições sólidas e a apuração será rigorosa”, afirmou o vice-presidente.

Alckmin avaliou como “triste e grave” o atentado a bombas em Brasília e cobrou apuração com extrema rapidez e extremo rigor sobre o novo ato violento na Praça dos Três Poderes. O autor do ataque, Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tiu França”, morreu aos 59 anos, após explodir um carro no estacionamento do Supremo e detonar explosivo sob a sua cabeça, ao ser cercado por seguranças enquanto atirava bombas diante da sede do Judiciário.

“Triste pela perda de vida e grave por ser um atentado a uma instituição da República, um poder da República”, disse o vice de Lula.

Reportar Erro