Combustível do Futuro

Agro homenageia Lira, que reforça apoio da Câmara a biocombustíveis

Em evento internacional, presidente da Câmara destacou aprovação de Lei do Combustível do Futuro

acessibilidade:
Setor bioenergético canavieiro homenageou Arthur Lira por atuar pela transição energética na Câmara (Foto: Reprodução)

Homenageado em evento internacional sobre biocombustíveis, em São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reafirmou o compromisso do parlamento brasileiro com a pauta da transição energética. Na 24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, nesta segunda (21), Lira destacou a aprovação da Lei do Combustível do Futuro, que visa ampliar o uso do etanol e do biodiesel na matriz energética brasileira.

O presidente da Câmara foi reconhecido como uma das principais personalidades nacionais a buscar avanços para o setor bioenergético. E exaltou que a nova legislação aprovada pela Câmara se une ao setor e fortalece o papel do Brasil como referência global na transição energética e na produção de biocombustíveis, bem como sua capacidade de inovar em tecnologias limpas.

“Reitero o compromisso de nossos parlamentares de continuar trabalhando em prol do Brasil e dos brasileiros. Seguiremos aprimorando o nosso arcabouço legal para dar melhores condições e maiores oportunidades para que o setor dos biocombustíveis prossiga prosperando. Temos plena confiança de que, com o trabalho conjunto do Congresso Nacional e dos senhores aqui presentes, o Brasil permanecerá desempenhando um papel de liderança na agenda ambiental e energética mundial”, disse Lira, ao reconhecer a importância do setor para gerar emprego e renda para a população.

Legislação robusta e evoluindo

Lira ainda destacou que agronegócio do Brasil é incompreendido e alvo de críticas injustas, contaminadas pela discussão ideológica. E avaliou que o País tem uma das mais avançadas e estritas legislações ambientais do planeta, para conciliar desenvolvimento e sustentabilidade.

O político alagoano destaca que apoia com prioridade na Câmara matérias fundamentais para o setor, como o Programa de Aceleração da Transição Energética, para fomentar o desenvolvimento tecnológico na produção de combustíveis renováveis e facilitar financiamentos para projetos sustentáveis por meio de mecanismos inovadores como o Fundo Verde.

O presidente da Câmara ainda listou seu empenho em incrementar a legislação com novas regras, como a Lei do Combustível do Futuro, que expandirá o uso do etanol e do biodiesel fomentando o combustível sustentável de aviação, o diesel verde e o biometano. Bem como seu apoio à expansão do mercado de carbono em busca de novas oportunidades para os produtores o setor, ao fomento à bioeletricidade com energia gerada da biomassa da cana para complementar a matriz energética brasileira.

A conferência reuniu autoridades do poder executivo e legislativo, cientistas, empresários, executivos de usinas, presidentes e CEOs de empresas de energia, transporte e insumos agrícolas.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.