136,6 milhões de eleitores

88% dos brasileiros terão prefeitos de centro e direita

Nexus mostra que esquerda governará apenaspara 12% dos eleitores e o centro domina 52% , seguido da direita, com 36%

acessibilidade:
Foto: Fernando Frazão/ABr

Partidos de centro vão liderar as administrações municipais no Brasil e, junto com a direita, tornaram vitoriosos os prefeitos que governarão 136,6 milhões de brasileiros, correspondentes a 88% do eleitorado. É o que concluiu levantamento da Nexus, Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto a esquerda caiu seu eleitorado de 15%, em 2020, para 12%, em 2024, a ideologia de centro preservou o patamar de 52% do eleitorado obtidos há quatro anos. E governará mais de 81 milhões de brasileiros. Já a direita avançou de 34% para 36% do total de eleitores em 2024, e terá 55,6 milhões de eleitores vivendo em municípios sob suas administrações.

Restou à esquerda apenas 17,8 milhões de eleitores brasileiros governados por legendas da mesma ideologia do presidente Lula.

No grupo de legendas de centro estão: Agir, Avante, MDB, Mobiliza, PMB, Podemos, PP, PSD e Solidariedade. Os partidos considerados de direita são Cidadania, Democracia Cristã, Novo, PL, PRD, PRTB, PSDB, Republicanos, União Brasil. Já os de esquerda são PCdoB, PDT, PSB, PT, PV e Rede, conforme padrão do GPS Partidário da Folha de S. Paulo.

MDB lidera, mas PL aumentou 340% 

O CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, destaca que os dados analisados pela Nexus confirmam a força dos partidos de centro, com um discreto avanço da direita. E pontua que, mesmo governando o Brasil na esfera federal, a esquerda perdeu algum terreno.

“Apesar do muito que se disse sobre a força da direita, e ela de fato mostrou força nessa eleição municipal, a maior parte do eleitorado brasileiro continua pendendo mais ao centro. Em muitas capitais, de alguma maneira os eleitores buscaram opções para fugir tanto da extrema direita quanto da esquerda”, avaliou Tokarski.

O MDB lidera o ranking total entre os partidos, com 27.753.048 milhões de eleitores governados, seguido pelo PSD (27.618.473 milhões) e pelo PL (19.015.822 milhões). Foi uma alta de 68% de eleitores governados pelo MDB, desde 2020. Mas, no mesmo período, o PL aumentou em 340% o número de eleitores governados, saltando de saindo de 6,4 milhões para mais de 19 milhões. O PSB subiu em 62%.

Cenário regional

O ranking da população governada pela ideologia de centro é liderado pelo Pará, seguido por Amapá e Roraima. Enquanto os estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins lideram o ranking de eleitores que serão governados pela direita. E a esquerda terá mais eleitores em municípios sob sua gestao no Ceará, em Pernambuco e no Espírito Santo.

Comando de prefeituras

Os estados com mais prefeitos de partidos de direita são Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Enquanto Alagoas, Pará e Acre lideram o ranking dos estados com mais municípios governados por partidos de centro. E  Ceará, Paraíba e Espírito Santo, lideram em gestões de esquerda.

 

 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.