Dados Fecomércio

Cresce o número de famílias endividadas no DF

Cartão de crédito continua sendo o gerador de dívidas

acessibilidade:

Em janeiro o número de famílias endividadas no Distrito Federal teve aumento de 80,1%,  passou de 582.843 em dezembro para 593.448 em janeiro, os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF).

Entretanto, a pesquisa também mostra que houve recuo no número de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas, passando de 2.699 para 1.909.

Para o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, mesmo com o 13º salário os brasilienses não estão conseguindo ajustar as contas, “em meio ao aumento generalizado da inflação, das taxas de juros e dos preços dos produtos, o brasiliense está perdido nas contas. A preocupação agora é com os impostos do início do ano, pois também tiveram s valores reajustados”.

O cartão de crédito continua sendo o gerador de dívidas. Do total de endividados, 88,3% se declaram comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 50,2% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 45,1% afirmaram ter condições de quitar parcialmente. Apenas 17% afirmaram não ter como quitar as dívidas e 3% não sabem se conseguem ou não quitar.

A pesquisa consultou 600 famílias. O objetivo do estudo é orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de consumidores endividados e suas percepções em relação à capacidade de pagamento.

Reportar Erro