Economia

Cresce o número de famílias endividadas no DF

Entretanto o número de inadimplentes diminuiu

acessibilidade:

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF o número de famílias endividadas no Distrito Federal  cresceu em novembro.

O percentual de famílias com algum tipo de dívida passou de 77,9% em outubro para 78,9% em novembro. Mais de 7.539 famílias entraram na lista de endividados no penúltimo mês do ano.

Entretanto o número de inadimplentes diminuiu no mesmo mês e comparação com outubro. A redução foi de 2.190 devedores e 91.800 famílias com dívidas em atraso. Para o presidente da Fecomércio Adelmir Santana, “Os indicadores de inadimplência diminuíram e isso é muito bom, mesmo que os endividados tenham aumentado. O aumento do endividamento significa que as pessoas voltaram a comprar de forma parcelada, seja pelo cartão de crédito ou carnês de pagamentos. O importante é que estes compromissos sejam quitados”.

O cartão de crédito continua sendo o maior instrumento causador de dívidas. Do total dos endividados, 86,6% se declararam comprometidos nessa modalidade. Dentre as famílias com contas em atraso, 34,2% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 59,4% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente. Outros 4,5% declararam não ter condições de pagar.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. 

Reportar Erro