TEMPORAL

Cratera se abre na orla de Maceió, após chover 43% do previsto para Março

Trecho da orla foi interditado e prefeito promete reparar danos

acessibilidade:

Quase a metade da chuva prevista para março atingiu Maceió entre a madrugada e o início da manhã deste sábado (3) e alagou diversos pontos da capital alagoana, causando o desabamento de parte da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, formando uma cratera na Via Litorânea da Praia de Cruz das Almas. A busca por minimizar os danos mobilizou o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o governador Renan Filho (MDB), que devem duelar pelo Governo de Alagoas, em outubro.

Para evitar acidentes no trecho que teve a pista, a ciclovia e a calçada destruídas, o trânsito foi interditado das imediações do antigo Restaurante Bem até a Leroy Merlin. E o prefeito Rui Palmeira esteve no local e afirmou que inicia o projeto de recuperação da área na segunda-feira (5), para executar a obra e liberar a Via Litorânea.

“Segunda-feira as equipes estarão aqui para fazer uma análise em toda a região para saber o que realmente aconteceu. E o que podemos constatar é que essa via não aguentou o volume de chuvas. O que não dá para saber se foi por excesso de lixo ou outro material. Vamos fazer o projeto e iniciar o mais rápido possível essa obra. Ainda não há prazos. A via está interditada por tempo indeterminado. A gente preza muito pela segurança de ciclistas, pedestres e motoristas; e pede para que as pessoas realmente não passem nesse trecho”, disse o prefeito, em entrevista à TV Gazeta, no início desta tarde.

TEMPORAL

O volume de chuva em Maceió nas últimas horas chegou a 43% do quantitativo esperado para todo o mês de março. E a área que cedeu fica nas imediações de uma galeria pluvial. De acordo com o índice pluviométrico monitorado pela Defesa Civil, na região de Chã da Jaqueira o registro chegou a mais de 60 milímetros, alcançando 82.2 mm nos últimos três dias, volume que corresponde a 43% do esperado para os 31 dias deste mês.

Equipes da Defesa Civil de Maceió e da Infraestrutura do município já avaliam as ações que serão tomadas. E o trabalho de monitoramento segue pelos pontos mais críticos da cidade. A previsão é de chuva até este domingo (4). 

Para qualquer problema, a população deve acionar a Prefeitura por meio dos telefones 0800 030 6205 ou 3315-1437”, orienta o gestor da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

O governador Renan Filho divulgou na agência oficial de notícias do governo que “colocou à disposição” órgãos governamentais e secretarias de Estado para colaborar com ações emergenciais e a reconstrução de áreas afetadas. E no breve informativo, deu destaque à sua presença diante da cratera.

A Via Litorânea foi concluída em junho de 2016, tem 2,2km e é resultado do investimento de R$ 28 milhões em recursos do Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura de Maceió. 

Reportar Erro