Na Câmara

CPMI das Fake News ouve dona da empresa acusada de fraude nas eleições de 2018

Empresa de marketing digital é investigada por disparo em massa de mensagens falsas

acessibilidade:
Partidos serão parceiros da Justiça Eleitoral no site “Desinformação”, para combater as “fake news”

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News ouve hoje a dona da empresa Yacows Flávia Alves. A Yacows é uma das empresas acusadas de operar disparos em massa em favor de campanhas políticas durante as eleições de 2018.

A audiência, pedida pelo deputado Rui Falcão (PT-SP), está marcada para as 13 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Polêmica
Na semana passada, a CPMI ouviu o ex-funcionário da Yacows Hans River do Nascimento. De acordo com ele, para enviar as mensagens em massa, a empresa mantinha um cadastro de nomes e CPFs, lista que era usada para registrar chips de celular.

River causou polêmica na audiência ao negar ter disponibilizado para a imprensa informações sobre o processo trabalhista que moveu contra a Yacows. Ele disse que uma jornalista da Folha de S.Paulo obteve os documentos por conta própria. Após essas declarações, a Folha divulgou documentos, fotos, áudios e mensagens de texto enviados por River à repórter na época, contradizendo o depoente.

Por causa disso, a relatora da CPMI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), entrou com uma representação no Ministério Público contra Hans River por falso testemunho.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também cobrou punição ao ex-funcionário. “Dar falso testemunho numa comissão do Congresso é crime.”(Com informações Agência Câmara)

Reportar Erro