A polêmica está de volta

Construção de barreira ao longo do Eixão é novamente discutida pelo DER

Previsão de orçamento, segundo o órgão, é de R$ 13,8 milhões

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O debate sobre a construção de uma barreira na faixa central do Eixão está de volta. Há anos a polêmica é criticada por muitos e desejada por outros tantos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tem planos de tornar o plano realidade. A previsão de orçamento, segundo o órgão, é de R$ 13,8 milhões. Segundo o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, a intenção é evitar colisões frontais. “Queremos avançar na pacificação do trânsito. Nesse contexto se insere a questão da barreira. A solução, que vem sendo estudada e orçada, já teve manifestação favorável do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, disse.

Segundo Luduvice, a aprovação do Iphan está contida no processo, feito anos atrás. No entanto, o assunto será retomado. “Não tomaremos nenhuma atitude sem reabrir o debate, sem que setores possam contribuir”, explicou. O motivo principal para a construção da barreira é o risco de colisão frontal. “Essa questão sempre foi a situação que requer mais estudo”, disse.

Outras soluções debatidas, como redução do limite de velocidade, também não estão descartadas. Para Luduvice, as soluções são combinadas. “Temos que conciliar segurança com fluidez. Para que possamos ter tranquilidade, devemos ter um obstáculo”, acredita. A preocupação do diretor vai além dos carros. “O BRT Sul, no horário de pico, leva entre 160 e 200 pessoas. Se um veículo colidir, teremos um acidente de grandes proporções. Os BRTs foram colocados na faixa da direita para evitar, inclusive, colisão entre eles”, explicou.

O objetivo do DER, segundo Luduvice, é investir, cada vez mais, em educação no trânsito. “Precisamos reimplantar uma cultura de paz no trânsito. São 415 mortes por ano, o que é muito”, disse. No balanço dos seis primeiros meses de 2015, o diretor afirma que é possível apontar uma redução significativa, comparada com 2014. O balanço está sendo fechado.

A intenção é construir uma barreira com um ajardinamento. Luduvice explica que a contenção não inviabilizaria o “Eixão do Lazer”, aos domingos. Ao longo da rodovia, haveria três aberturas de cada lado (sul e norte) para apoio de viaturas, como explicou o diretor.

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