construtora privilegiada

Conselheiro do TCE-TO é alvo de investigação por suspeita de receber propina

Polícia Federal e Ministério Público Federal investigam fraude em licitação para a construção do edifício do TCE-TO

acessibilidade:
Empresa licitada não não construiu edifício, foi substituída por outra que supostamente fez depósitos a um conselheiro da Corte. Foto: Reprodução internet

Ação conjunta do Ministério Público Federal e da Polícia Federal cumpre mandados judiciais, na manhã desta quarta-feira (3), contra suspeitos de participarem de esquema de propina na construção do edifício do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Dentre os investigados, um conselheiro do TCE-TO, que presidiu a corte entre 2009 e 2012, foi identificado pelo recebimento de mais de R$ 360 mil de uma das construtoras. Os pagamentos foram identificados pela Controladoria-Geral da União, o que acendeu o alerta de uma possível fraude no processo de licitação da obra.

São cumpridos mandados de busca e apreensão em 11 endereços comerciais e residenciais ligados tanto ao agente público quanto a empresários envolvidos no esquema. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça.

A investigação aponta que as obras para construção do edifício foram realizadas por uma empresa que não ganhou a licitação, mas esta de quem o conselheiro havia adquirido um imóvel. Os suspeitos são investigados pelos crimes de fraude à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Reportar Erro