Ride-DF

Comissão aprova inserção de 14 municípios goianos à região integrada do DF

Para o relator essa inclusão vai otimizar a infraestrutura, assim como a prestação de serviços públicos

acessibilidade:
Campos Belos de Goiás está entre as cidades que podem ser incluídas no Ride Foto: Facebook

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara dos Deputados, aprovou nesta segunda-feira (19) o projeto  que insere quatorze municípios goianos da Chapada dos Veadeiros e do Vão do Paranã, à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

O relator, deputado Sanderson (PSL-RS) destacou que com a medida pode-se hierarquizar os papéis dos centros urbanos da Ride, maximizando os retornos totais sobre os investimentos em serviços públicos e sobre os incentivos para o desenvolvimento econômico.

Ao votar favoravelmente a essa inclusão, Sanderson ressaltou que diversos desses municípios vêm experimentando uma aceleração do seu desenvolvimento, em especial devido à atividade turística. “Essa tendência recente, entretanto, apenas reforça a necessidade de maior coordenação com a administração do Distrito Federal, para otimizar a infraestrutura de integração regional e de prestação de serviços públicos, sobretudo com a inclusão desses municípios na Ride”.

Segundo o PLP 65/19 os municípios de Campo Belo, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Teresina de Goiás, Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Posse, São Domingos e Sitio d’Abadia seriam incluídos na Ride-DF. Hoje, a Ride-DF já inclui municípios da Chapada dos Veadeiros e do Vão do Paraná, como Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Alvorada do Norte.

Antes de ser encaminhada a votação no Plenário, o texto precisa ser aprovado pelas  comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Com informações Agência Câmara)

Reportar Erro