Linha 5-Lilás

Com três anos de atraso, Metrô-SP abre três estações

Metrô inaugura três estações com operação reduzida

acessibilidade:

As Estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, da Linha 5-Lilás do Metrô, na zona sul da capital paulista, foram inauguradas nesta quarta-feira, 6, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), após atrasos acumulados desde 2014.

Elas ficam na Zona Sul da capital, entre os bairros de Santo Amaro e Brooklin, e deverão receber cerca de 60 mil pessoas por dia. A rede local passa a ter agora 84,2 quilômetros. 

O prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), afilhado político de Alckmin, não participou da inauguração nesta quarta, bem como o secretário municipal dos Transportes, Sérgio Avelleda. Nesta terça-feira, 5, Doria também não compareceu ao primeiro sorteio de moradias da parceria público-privada.

As estações começarão a funcionar em horário parcial, das 10h às 15h de segunda-feira a sábado, e com entrada gratuita para os passageiros que quiserem trafegar apenas entre as três estações. A operação assistida deve durar pelo menos dois meses.

A companhia mantém para dezembro a previsão de entrega de outras seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Já a estação Campo Belo, que terá ligação com o monotrilho da Linha 17-Ouro, ficará para 2018. Cerca de 850 mil pessoas devem utilizar diariamente os 20 km e as 17 estações da linha quando ela estiver totalmente concluída.

O custo total da linha, orçado inicialmente em R$ 7 bilhões, já está em cerca de R$ 10 bilhões.

Protesto

Durante a inauguração da estação Brooklin, pessoas ligadas ao Sindicato dos Bancários e dos Metroviários realizaram protesto contra a privatização da Linha.

Reportar Erro