Colapso iminente

CNM alerta para escassez de oxigênio em 625 municípios e de kit intubação em 1.141

Levantamento ouviu prefeitos de 2.553 municípios, entre os dias 29 e 31 de março

acessibilidade:
Profissionais de saúde empurram maca em hospital de referência para covid-19 no Acre. Foto: Disney Oliveira/Governo do Acre/Arquivo

A segunda edição da pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre desafios enfrentados pelos prefeitos brasileiros no enfrentamento da pandemia da Covid-19 alerta para o risco de falta de oxigênio em 625 municípios e para o iminente fim dos estoques dos medicamentos do chamado “kit intubação” em 1.141 cidades do país. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (1º) ouviu prefeitos de 2.553 municípios, entre os dias 29 e 31 de março.

Dos 45,9% do total de gestores municipais de todos os estados brasileiros, a CNM obteve respostas que avalia serem capazes de compor um cenário representativo da situação vivenciada em todas as regiões do país.

Para esta edição, foram escolhidos temas que estavam em evidência nesta semana: a falta de oxigênio nas unidades de saúde; insumos farmacológicos que compõem o “kit intubação”; medidas de restrição que estão sendo adotadas nos Municípios; e recebimento de vacinas.

Sobre a distribuição de vacinas, quase a totalidade dos Municípios (98%) recebeu nesta semana vacinas contra a Covid-19, demonstrando que o imunizante está chegando aos Municípios. As remessas ocorreram duas vezes para 68,4% dos Municípios e 24,4% receberam uma vez nesta semana.

Fechamento de atividades não essenciais chega a 37,1%

Os resultados desta semana indicam que 37,1% dos Municípios pesquisados estão realizando lockdown, considerado na pesquisa como o fechamento total das atividades não essenciais, para conter a propagação da Covid-19. Já 61,9% afirmaram que não tomaram essa atitude nesta semana.

No entanto, quando perguntados sobre a restrição da circulação de pessoas à noite, o percentual de Municípios que adotou essa medida sobe para 82,2%, e somente 17,5% declararam não adotar.

A pesquisa também mostra que 88% dos Municípios estão adotando restrições das atividades aos finais de semana, e somente 11,8% não. A medida de antecipação de feriados nesta semana foi adotada por 15,3% dos Municípios pesquisados. Quanto às aulas presenciais, 89,4% dos Municípios estão com elas paralisadas, e somente em 9,9% ainda estão ocorrendo nesta semana.

Comparativo

A partir desta edição, a CNM também avaliou as respostas das questões que se repetiram no mesmo grupo de Municípios respondentes a fim de obter uma análise comparativa da evolução destas questões ao longo das semanas. Pôde-se observar que o percentual de Municípios com medidas de restrição se manteve nos mesmos patamares nos dois períodos pesquisados.

Além disso, o percentual de Municípios com risco para falta de oxigênio e dos medicamentos do “kit intubação” teve queda pouco expressiva, apontando que o problema continua sendo uma grande preocupação dos Entes locais.

Observatório CNM Covid-19

A pesquisa é uma das ações do Observatório da Covid-19 nos Municípios do Brasil, lançado pela CNM na semana passada com o objetivo de trazer orientações e conhecer o panorama local no enfrentamento da pandemia. A página traz informes diários com as informações mais importantes aos Municípios, além de materiais técnicos para apoiar os gestores neste momento.

Veja aqui a pesquisa completa. (Com informações da Agência CNM de Notícias)

Reportar Erro