Não faltam médicos

Cerca de 48% dos servidores da Saúde não trabalham regularmente

Atestados em demasia e falhas nas escalas prejudicam atendimento

acessibilidade:

Cerca de 48% dos funcionários da saúde não comparecem ao trabalho regularmente. Entre os motivos estão atestados, outras funções, tríplice jornada ou simplesmente a falta na escala. Os dados foram divulgados pelo presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira Lima. Segundo ele, não há falta de médicos na saúde pública. “É um mito”, garante. “Não é falta de médico, a estruturação de serviço que está equivocada. Isso tem que acabar”.

O surto do médico do Hospital de Base, no último sábado (19), reacendeu a discussão sobre a crise na saúde do DF. O profissional recebeu voz de prisão por desacato após se recusar a atender um paciente grave que havia chegado naquele momento. Aos gritos, desabafou: “Eu tô aqui trabalhando. Eu tô estressado aqui. Tá faltando tudo. Eu quero sumir daqui” (Sic). Após a confusão, o paciente foi atendido, mas acabou morrendo. Ele havia caído de um viaduto, com cerca de 15 metros de altura, em Samambaia.

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Gondim, o médico  teria razão em dizer que “falta tudo” meses atrás. “Hoje, posso dizer, com o esforço, conseguimos regularizar os estoques. Não faltam medicamentos ou itens hospitalares”, garantiu. Após o episódio, o médico pediu licença de 30 dias e afirmou que vai pedir demissão quando o período acabar.

Reportar Erro