Tá feia a coisa

Castelli aceitou ser secretário de saúde após recusar duas vezes

Servidor de carreira há 29 anos, Castelli não queria ser secretário de Saúde

acessibilidade:

O futuro secretário de Saúde do governo do Distrito Federal, Ivan Castelli, recusou duas vezes o convite do governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) antes de aceitá-lo, exatamente por conhecer em profundidade os graves problemas de saúde pública que terá de enfrentar.

De todo o orçamento de cerca de R$ 5,7 milhões de 2014, cerca de 80% foram utilizados para pagar salários e vantagens a servidores, e apenas pouco mais de 2% sobraram para investimentos e 18% para custeio (medicamentos, materiais cirúrgicos, manutenção da máquia).

Ivan Castelli afirmou nesta terça-feira, em entrevista, que aceitou o convite de Rollemberg também porque obteve de setores do governo federal a garantia de parcerias para o enfrentamento dos problemas. Ele garante que o número de médicos é insuficiente, apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) haver declarado o DF como a unidade da Federação, no Brasil, que tem um número de médicos superior ao mínimo que a própria entidade recomenda.

O futuro secretário disse também que é favorável e manterá o controle eletrônico de frequência, que foi adotado pelo atual governo, de Agnelo Queiroz (PT).

Ivan Castelli é paulista, funcionário de carreira da Secretaria de Saúde há 29 anos, e foi diretor do Hospital Regional de Taguatinga e subsecretário de Atenção à Saúde entre janeiro de 2011 e abril de 2012. Atualmente, ele trabalha como médico da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do DF.

 

Reportar Erro