Mais Lidas

Folia nas ruas

Carnaval nas ruas do Distrito Federal arrasta 1,2 milhão de foliões

A folia foi comandada por 128 blocos carnavalescos

acessibilidade:

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, neste ano o carnaval arrastou 1,227 milhões de pessoas pelas ruas do Distrito Federal.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ressaltou que este ano ‘Tivemos a maior participação da história da população nas ruas”.

A folia foi comandada por 128 blocos carnavalescos. Somados às demais comemorações, foram 208 eventos em 24 regiões administrativas. O investimento direto do governo foi de R$ 880,8 mil, e 47 blocos receberam recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), no valor total de R$ 1,5 milhão. 

De acordo com a secretária de Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, foram feitas 563 ocorrências pelos órgãos de segurança. Ela calculou 49 registros para cada 100 mil foliões durante o carnaval 2017. Em 2016, a conta fechou em 78 registros para cada 100 mil foliões, quando houve 518 ocorrências. Segundo ela, houve queda de 15% de casos.

Carnaval 2018

Já pensando no carnaval do ano que vem, o GDF publicou um decreto que define um conjunto de diretrizes para o carnaval a partir de 2018. Objetivo é desburocratizar a folia.

Para isso, o número de documentos exigidos para os blocos será diminuído. O local para cadastro passa a ser único: o Centro Integrado de Atendimento ao Carnavalesco. Tudo isso acompanhado do fortalecimento da identidade e tradição das escolas de samba.

Reportar Erro