Saúde

Caos na saúde pública brasileira é mostrado em reportagem

Reportagem foi ao ar ontem à noite

acessibilidade:

O programa dominical Fantástico deste domingo (25) apresentou, por meio de uma reportagem, o resultado de uma pesquisa inédita feita para compreender o que há de errado na saúde brasileira. Pela primeira vez, o Tribunal de Contas da União (TCU) analisou a qualidade do atendimento nos 116 hospitais públicos mais procurados pela população em todo o país.

As avaliações feitas nos hospitais da Bahia chamaram a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) e deixaram a mesma preocupada. ?Quero declarar a minha indignação com a forma como os serviços de saúde pública brasileira, em especial os prestados na Bahia, estão sendo ofertados à nossa população?, afirma a parlamentar.

Na reportagem, um paciente internado no Hospital Geral do Estado (HGE) – o maior hospital púbico de Salvador -, com suspeita de hemorragia cerebral aguarda há mais de um mês a marcação de uma ressonância magnética.

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, também foi apresentado na matéria. Lá, a câmera escondida do Fantástico flagrou um tomógrafo quebrado e o outro encaixotado, deixado num corredor. O equipamento, utilizado para examinar o cérebro, precisa ser instalado numa sala mais ampla.

Conforme a notícia, a Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab) diz que iniciou o processo de licitação da sala, mas ainda não tem previsão de quando o aparelho novo vai entrar em atividade. ?Isso nos faz questionar quantas pessoas estão morrendo por conta de o equipamento estar parado? Quantas famílias estão angustiadas neste momento por verem seus entes queridos sofrendo pela falta de um exame que poderia lhes salvar a vida?, questiona a parlamentar.

 

Reportar Erro