Crise hídrica

Caesb abre pregão para obra que permite uso do volume morto no Descoberto

Previsão é investir R$ 494 mil para retirar nível mais profundo de água

acessibilidade:

A Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) abre nesta segunda (8) o pregão eletrônico para contratar a empresa responsável pela obra que permite o uso do volume morto – nível mais profundo de água – do reservatório do Descoberto.

A previsão é investir R$ 494,5 mil na construção da tubulação que permite a captação da água que não consegue ser alcançada pelas bombas tradicionais. O montante será custeado pelos recursos acumulados com a tarifa de contingência, liberada ano passado pela Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (Adasa).

Esse tipo de captação coleta a água das partes mais profundas do reservatório, tendo um maior índice de contaminação e sujeira. Segundo a Caesb, essa água passa por tratamento da mesma forma que o restante, na Estação de Tratamento de Água do Descoberto.

A companhia prevê também que a obra deve ser concluída em maio deste ano. O nível do reservatório do Descoberto atingiu o mínimo histórico de 5,3% em novembro de 2017. Com a volta das chuvas no DF, o Descoberto vem se recuperando: a bacia registrou nível de 34,8% neste domingo (7). 

Reportar Erro