Cidade Criativa

Brasília recebe da Unesco o título de 'Cidade Criativa pelo Design'

Brasília ganha título de Cidade Criativa do Design da Unesco

acessibilidade:

Brasília foi uma das 64 cidades, de 44 países, a receber da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nesta terça (31), o título de Cidade Criativa do Design.

Com o título, Brasília passa a ser uma das 180 cidades de 72 países que integram a Rede de Cidades Criativas. Além disso, a cidade passa a ter acesso a intercâmbio de projetos na área de design com as demais integrantes da rede. Outras duas cidades brasileiras, João Pessoa e Paraty, foram incluídas como Cidades Criativas nas categorias Artesanato e Arte Foclórica para a capital paraibana e Gastronomia para o município do sul fluminense.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) lançou a candidatura de Brasília no dia 6 de junho deste ano com objetivo de tornar Brasíia uma cidade mais atrativa para o turismo “criativo”. Rollemberg divulgou um vídeo em sua página do Facebook comemorando o título conquistado. “Brasília é fruto da criatividade, da genialidade e da capacidade de liderança de Juscelino Kubitschek, que soube reunir o que havia de melhor no talento brasileiro no urbanismo, na arquitetura e nas artes”.

Neste ano faz 30 anos que o Plano Piloto foi tombado  pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Rede de Cidades Criativas

A Rede de Cidades Criativas foi criada no ano de 2004 com objetivo de desenvolver cooperação internacional entre as cidades que enxergam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, além da inclusão social e o aumento da influência da cultura mundial.

 

Reportar Erro