Dose única

Brasil recebe primeiro lote de vacina da Janssen com 1,5 milhão de doses

A imunização com a Janssen é feita com dose única, diferentemente das outras vacinas presentes hoje no país

acessibilidade:
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (ao centro), acompanhou a chegada de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen no aeroporto internacional de Guarulhos (SP). Foto: Ministério da Saúde

O Brasil recebeu na manhã desta terça-feira, 22, o primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19 compradas pelo Ministério da Saúde. A chegada do lote vindo dos Estados Unidos foi acompanhada pelo presidente da Janssen no Brasil, Roy Benchimol, e pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Inicialmente, a expectativa do Ministério da Saúde era que cerca de 3 milhões de doses fossem entregues na semana passada. No entanto, apenas 1,5 milhão de unidades dos 38 milhões adquiridos pelo governo federal chegaram ao país hoje.

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.

A principal diferença do imunizante da farmacêutica belga-americana frente às vacinas de Oxford, Pfizer e da CoronaVac, já em aplicação no país, é a dosagem única.

De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais.

“Lembramos que já atingimos a meta de 40% a população brasileira acima de 18 anos, isso corresponde a 160 milhões de brasileiros imunizados com a 1ª dose e a certeza que em setembro teremos temos a população acima de 18 anos imunizada com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. É a esperança de por fim ao caráter pandêmico dessa doença”, afirmou Marcelo Queiroga.

O ministro ressaltou que já foram distribuídas cerca de 123 milhões de doses de vacinas aos Estados e municípios. “Vamos avançar, vamos trabalhar em parceria para que conseguimos vencer essa crise sanitária que afeta a nossa sociedade. Mais de 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro”, finalizou.

Reportar Erro