Energia nuclear

Bolsonaro vai à inauguração de ultracentrífugas na Indústrias Nucleares do Brasil

Inauguração faz parte da primeira fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio

acessibilidade:
Amanhã (30), Bolsonaro continua em Resende Foto: José Dias/PR

No começo desta tarde (29) o presidente Jair Bolsonaro embarca para Resende, no Rio de Janeiro, onde participa de cerimônia de inauguração da oitava cascata de ultracentrífugas, na Fábrica de Combustível Nuclear da Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Com a entrada em operação dessa cascata, a INB aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a Usina Nuclear de Angra 1.

A inauguração faz parte da primeira fase da implantação da Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, um projeto em parceria com a Marinha do Brasil, que visa à instalação de 10 cascatas de ultracentrífugas. Previsto para ser concluído em 2021, ao final, o projeto atenderá 80% da demanda de Angra 1. De acordo com a INB, a nona cascata está com parte da estrutura pronta, aguardando instalação da ultracentrífuga pela Marinha. A previsão é que seja inaugurada no final de 2020.

Amanhã (30), Bolsonaro continua em Resende para participar da solenidade de entrega das espadas aos novos aspirantes a oficial da Academia Militar das Agulhas Negras, do Exército Brasileiro.(Com informações ABr)

Reportar Erro