Quase seis mil revogados

Bolsonaro revoga mais 23 decretos com eficácia ou validade prejudicada

Ato alcança marca de mais de 5.860 decretos revogados desde o início do atual governo

acessibilidade:
Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Flickr Palácio do Planalto
Pela decisão do TSE, o ex-presidente fica impedido de ser candidato até 2030. (Foto: Flickr Palácio do Planalto).

Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), editou decreto que trata da revogação expressa de 23 decretos, cuja eficácia ou validade encontra-se completamente prejudicada.

Com a edição do presente ato, alcança-se a marca de mais de 5.860 decretos revogados desde o início do atual governo, o que representa um resultado expressivo no processo contínuo de organização e racionalização de nosso ordenamento jurídico, com vistas à desburocratização e simplificação do acesso pelo cidadão às normas efetivamente válidas.

Com a publicação da Portaria GM/MS nº 913, de 22 de abril de 2022, que declarou o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da crise sanitária do coronavírus (2019-nCov), foi iniciado o processo de revisão dos diversos atos editados para normatizar as medidas necessárias ao enfrentamento da crise, pois alguns estariam com seus efeitos prejudicados ou exauridos em razão do término da situação de emergência.

Ao longo desse período, a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Governo Federal têm empenhado esforços para realizar a consolidação da base normativa brasileira, a fim de democratizar o acesso à legislação e incrementar a transparência dos atos normativos editados pelo Presidente Jair Bolsonaro. (Com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República)

Reportar Erro