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18,26% a mais na conta

Aumento de energia é justificado pelo GDF: “melhorias”

O reajuste de cerca de 18,26% foi anunciado nesta terça-feira

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O Governo do DF justificou o reajuste de cerca de 18% da conta de luz, anunciado pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Segundo o governo, com o reajuste, a CEB “continuará investindo em melhorias no serviço oferecido aos 999 mil consumidores do DF”. O aumento, que varia de 18,26% a 18,36% para redes de baixa tensão (residências e comércios) e é de 19,25% para alta tensão (indústrias).

O reajuste, aprovado pela Agência Nacional e Energia Elétrica (ANEEL), começa a ser cobrado nesta quarta-feira (26). Este é o segundo aumento do ano. Em março, o reajuste foi de 24,1%. Segundo o GDF, a finalidade foi cobrir custos do sistema nacional, como “impactos decorrentes da alta do valor da compra de energia e da elevação da tarifa da Itaipu Binacional”.

De acordo com o diretor de Regulação e Planejamento Estratégico da CEB, Hamilton Carlos Naves, o foco do reajuste tarifário anual aprovado hoje é "manter as operações da empresa e continuar investindo em melhorias na rede". Segundo ele, a companhia conseguiu diminuir para a média de 15 horas por ano o tempo de desligamentos em Brasília. Esse número chegava a 18 no fim do ano passado.

Hamilton explica que são feitos levantamentos mensais para avaliar os indicadores de interrupções de energia. A meta é que, até o fim de 2016, esse tempo diminua para menos de 10 horas anuais. Para isso, a companhia investe em novos circuitos, tecnologias mais avançadas e manutenção — que envolve desde poda de árvore até limpeza da rede. "Mesmo que a CEB não esteja hoje com a economia equilibrada, temos feito todos os esforços para aprimorar o atendimento com foco no consumidor."

Serviços

A CEB é alvo de reclamação recorrente da população. O serviço, de baixa qualidade é questionado. Falta de energia elétrica é registrada com frequência, principalmente quando começa o período chuvoso.

Em março deste ano, a ANEEL divulgou um ranking de qualidade de serviços nas distribuidoras de energia. De 36 distribuidoras, a CEB ficou em 30º lugar, comprovando o que a população já sabia. (Com informações Agência Brasília)

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