28 casos só este ano

Aumentam no DF arrombamento e explosões de caixas eletrônicos

Foram registradas 16 explosões e 12 arrombamentos dos caixas

acessibilidade:

A explosão de caixas eletrônicos tem se tornado cada vez mais comum no Distrito Federal. Os bandidos se sentem completamente à vontade para cometer o crime com a certeza da falta de policiamento e da impunidade. Somente este ano foram registradas 16 explosões e 12 arrombamentos dos equipamentos, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP). O número foi atualizado em 13 de julho.

Dos 28 casos, em 12 os bandidos conseguiram abrir os equipamentos e levar o dinheiro, seis com explosivos e outros seis com maçaricos. Os crimes são mais comuns durante a madrugada, em postos de combustível ou em centros comerciais.

O número de casos é mais que o dobro dos crimes em todo o ano de 2014, quando foram registrados 11 casos, seis explosões e cinco arrombamentos com maçaricos. Os bandidos conseguiram levar o dinheiro em oito situações.

Segundo a pasta, os casos são investigados pela Delegacia de Roubos e Furtos do DF em cooperação com delegacias especializadas de todo o país. A suspeita de que os bandidos venham de outros estados para cometer os crimes se confirma. “O resultado deste trabalho, em fevereiro último, rendeu a prisão de nove criminosos que foram presos ainda no aeroporto quando chegavam em Brasília para uma nova onda de ataques”, afirmou a secretaria.

Outro grupo de criminosos, que explodiu um caixa eletrônico na 706 Norte, também foi preso pela Polícia Militar, em junho passado. Na mesma semana a Polícia ivil prendeu um casal que teria participado de diversas explosões.

Explosivos

A Polícia Militar prendeu, nesta quinta-feira (16), quatro pessoas em Samambaia com 39 explosivos. A suspeita é que os artefatos seriam vendidos para a explosão de caixas eletrônicos. A polícia chegou até o grupo por meio de uma denúncia anônima. Eles estavam em um carro, na QR512. Com eles, foi encontrado um detonador. Os explosivos estavam na casa de um deles. Segundo a polícia, todos tinham antecedentes criminais.

Reportar Erro