Atividades da Semana Nacional de Trânsito começam neste sábado

Campanha tem objetivo de reduzir as mortes no trânsito pela metade até 2028

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Semana Nacional de Trânsito inicia neste sábado (18) e convida a todos para refletir sobre suas ações e como elas impactam a segurança da comunidade.

A cerimônia de abertura ocorreu nesta sexta-feira (17) e o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura e também presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Marcelo Sampaio, assinou a medida que cria o novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O objetivo do Pnatrans é reduzir pela metade as mortes no trânsito até o ano de 2028, o que corresponde a 86 mil vidas salvas.

As ações devem começar a partir do dia 1° de janeiro de 2022 e serão postas em prática em conjunto por órgãos responsáveis pela infraestrutura das estradas, órgãos de fiscalização e de mobilidade urbana.

Até o dia 27 de setembro, os Detrans dos estados e DF farão uma força-tarefa educativa, com a mobilização de condutores e pedestres para a divulgação da campanha de segurança.